controleuni4.gif








Comum X Universal
 
controles.jpg
Para cada aparelho, há um controle que se difere por causa dos códigos utilizados, os modelos e os fabricantes. Existem diversos: controles de porta de garagem, alarme para carro, para brinquedos (como os carros de controle remoto), acionamento de eletrodomésticos, em experiências de laboratório, disparo de foguetes etc. Alguns são movidos por sinais de  rádiofrequência, do qual pode até controlar receptores de TV via satélite. Há, também, aqueles que possuem a tecnologia infravermelha, como os videocassetes, os DVDs, os televisores e outros. E também via Bluetooth, assim como diversas outras aplicações.

Vantagens e Desvantagens

Sinais infravermelhos (IR)
 
Os sinais infravermelhos (também chamados de ondas de calor) não são visíveis ao olho humano como a luz que estamos acostumados a ver, eles são uma radiação eletromagnética.  Atualmente ainda em muitas casas possuímos um aparelho que utiliza os raios infravermelhos, o controle remoto. No microcircuito localizado dentro dele, cada função tem uma sequência (composta de um código binário semelhante ao do computador) de pulsos diferentes. 
 
As vantagens seriam a economia de energia, o baixo custo por não necessitar de uma grande estrutura física para conectar os equipamentos, a velocidade na transmissão e a adaptabilidade.
 
A desvantagem de utilizar controles remotos infravermelhos é a impossibilidade de controlarmos um determinado equipamento em uma longa distância. Os controladores com infravermelho são capazes de transmitir dados apenas a três metros de distância.

Via rádiofrequência (RF)

controle%20radioJá o controle remoto via RF, ao invés de enviar sinais de luz como nos infravermelhos,  transmite ondas de rádio, correspondente ao comando binário do botão que você está apertando, que é decodificado pelo aparelho receptor.
 
A vantagem é que o controle RF é capaz de atravessar paredes com até 33 m do receptor, e até há controles que convertem IR para RF, permitindo, assim, que os controles infravermelhos tenham maior alcance.

Uma das desvantagens encontradas é que há uma diversidade de sinas de rádios invisíveis no ar, como por exemplo, a dos telefones celulares, telefones sem fio etc., e como possuem várias frequências os sinais podem sofrer a interferência de outros aparelhos. Porém, cada um possui uma frequencia de rádio específica cercada de códigos de endereços digitais nos sinais de rádio, permitindo assim, que o receptor de rádio do aparelho reconheça ou ignore um sinal que é correspondente ou não.

Controles remotos universais


Neles, existem ainda outros sistemas mais sofisticados como a tecnologia Bluetooth, usada para controlar laptops, telefones inteligentes e outros aparelhos.

Quando usamos um controle universal e controle remoto simples notamos que a maioria possui características comuns e que se diferem pelas funcionalidades que cada um apresenta.
 
Algumas Características:

  • Um botão de energia para ligar e desliga;
  • Vários botões com diferentes funções;
  • Botões para selecionar TV,videocassete, DVD e outros;
  • Teclado numérico para mudar canais ou para outras funções;
  • Botão de configuração para selecionar determinado tipo de código (encontrados no manual do fabricante).
Funcionalidades:
 
  • controles2Função macro - sequencia de comandos que funciona apertando um só botão;
  • Tela LCD;
  • Aprendizagem de códigos IR - alguns controles tem a capacidade de aprender o código de seu controle antigo quando pressionado de frente ao controle de aprendizado;
  • Porta USB - pode-se fazer a configuração do seu controle universal através do computador;
  • Alguns possuem conversor de IR para RF, permitindo que os sinais de um controle infravermelho estendam o alcance, entre outras.